Eleições no Brasil não é para amadores

 

23/12/2021

 

“De tragédia aérea a atentado, passando pela prisão do líder nas pesquisas, eleição presidencial no Brasil não é para amadores.”

Foi com essa frase que os sociólogos Mauro Paulino e Alessandro Janoni, ambos diretores do instituo de pesquisas Datafolha, concluíram o seu artigo analítico sobre a última rodada de pesquisa de intenções de votos à presidência, publicado no sexta-feira passada, no “Folha de S.Paulo”.

Apesar de não ser tão surpreendente assim, o resultado dessa última pesquisa do Datafolha provocou abalos sísmicos consideráveis na Capital Federal, com os devidos reflexos pelo país afora.

No cenário mais provável, o ex-presidente Lula aparece com nada menos que 48% das intenções de votos. Já o presidente Jair Bolsonaro, agora filiado ao PL, crava 22%. Bem lá trás aparecem os chamados candidatos da terceira via: Sergio Moro (Podemos), com 9%, Ciro Gomes (PDT), com 7% e João Doria (PSDB), com 4%. Votos brancos, nulos e em nenhum deles somam 8%. Não sabem são 2%. Como o percentual de votos de Lula da Silva supera, em 6%, a soma de todos os outros candidatos, ele venceria já 1º turno.

Em um segundo cenário, onde são acrescentados outros candidatos, a situação muda muito pouco. Com as candidaturas de Simone Tebet, (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD), Aldo Rebelo (sem partido), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe D’Avila (Novo), os números ficam o seguinte:

Lula (47%), Bolsonaro (21%), Sergio Moro (9%), Ciro Gomes (7%), João Doria (3%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%), Aldo Rebelo (0%), Alessandro Vieira (0%) e Felipe D’Avila (0%). Votos brancos, nulos e em nenhum candidato (8%). Os que não sabem em que votar continuam em 2%.

Intitulado “Datafolha: Fidelidade a Lula e Bolsonaro reduz espaço para terceira via”, o referido artigo mostra que a polarização entre esses dois candidatos fica cada vez mais cristalizada e, a despeito do tempo ainda grande até a realização do 1º turno das eleições, a possibilidade de uma candidatura da chamada terceira via se fortalecer ainda é muito pequena.

Curiosamente o fortalecimento da candidatura do petista se deu justamente ao mesmo tempo em que aconteceu a oficialização da candidatura do ex-juiz da lavajato pelo Podemos. Pelo menos das redes sociais a entrada de Sergio Moro repercutiu de maneira significativa e as sondagens feitas logo na sequência mostravam as suas intenções de votos até com dois dígitos.

Mas como mostrou nessa última pesquisa essa onda morista ficou longe de se transformar em um tsunami. Afinal nos dois cenários demonstrados o ex-juiz crava 9%.

Também há de se observar o índice ainda bastante pequeno do governador de São Paulo João Doria, com 4% no primeiro cenário e chegando a perder um ponto quando são incluídas outras candidaturas.

De qualquer maneira o jogo só está começando e muita coisa pode, e vai, acontecer. A única quase certeza é que Lula pode estar garantido no 2º turno.

Se ele consegue liquidar a fatura já no primeiro turno é apenas uma das possibilidades que continuam em aberto.

Geraldo Alckmin

Paralelo a tudo isso que está acontecendo, ganha força a possibilidade do ex-governador Geraldo Alckmin se der o vice na chapa petista.

Agora oficialmente fora do PSDB, Alckmin terá que se decidir para qual partido migrar. Caso realmente aceite o convite de Lula, a tendência é que se filie ao PSB. Mas ganha a possibilidade também de ir para o Solidariedade, do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

The Full Story

About

This is your About Page. It's a great opportunity to give a full background on who you are, what you do and what your website has to offer. Double click on the text box to start editing your content and make sure to add all the relevant details you want to share with site visitors.

Mission

This is a Paragraph. Click on "Edit Text" or double click on the text box to start editing the content and make sure to add any relevant details or information that you want to share with your visitors.

Vision

This is a Paragraph. Click on "Edit Text" or double click on the text box to start editing the content and make sure to add any relevant details or information that you want to share with your visitors.