500 mil casas populares
10/03/2023
Responda rápido, leitor: o que dá para comprar com a bagatela de R$ 16,5 milhões?
Segundo o site de notícias UOL, com essa dinheirama (quase o valor de uma megasena acumulada) é possível comprar uma mansão em Alphaville, três iates, 15 motos de luxo ou um trailer de luxo. Poderia acrescentar nessa lista quatro unidades do esportivo de luxo Mercedes-AMG GT Black Series, atualmente o modelo top da marca prestigiada marca alemã.
Mas como o nosso amigo botequeiro prefere uma métrica mais popular para ter noção dessa magnitude monetária toda, aí vai um outro cálculo: possivelmente poderia se construir quase 500 mil unidades de casas populares, se fosse considerar os valores da primeira versão do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Como o país inteiro já deve saber, esse é o valor das jóias que o governo da Arábia Saudita deu de presente para o então casal presidencial Jair e Michelle Bolsonaro e que em outubro de 2021 o então ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, junto com um assessor, tentou introduzir ilegalmente em território nacional, infringindo todas as regras aduaneiras (que valem mesmo nesses casos de presentes de um governo ao outro).
A despeito das várias tentativas de “carteirada”, as mercadorias (um colar, um par de brincos, um anel e um relógio) foram apreendidos pela fiscalização da Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, aqui em São Paulo. Esse novo escândalo do governo passado foi revelado, em todos os seus detalhes, no dia 23 de março passado, pelo jornal “O Estado de S.Paulo”.
Tanto o ex-presidente quanto a ex-primeira dama tentaram negar qualquer envolvimento nesse caso mas a quantidade de informações na referida matéria parece deixar poucas dúvidas de que não trata de um simples “mal entendido” ou que se trata de “maldade” dos autores da reportagem, como insinuou também o ex-presidente.
As mercadorias ainda estão sob a guarda da Receita Federal e poderão servir de prova num investigação que já está sendo realizada pela Polícia Federal.
Boicote
Falando em casas populares, o prefeito do balneário de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), disse que em 2020 a Caixa Econômica Federal, ainda sob o governo do mito, negou o financiamento para a construção de 400 unidades de casas populares.
A cidade de São Sebastião foi uma das mais afetadas pelas chuvas tsunamis que caíram no litoral paulista no Carnaval passado e que vitimaram 64 pessoas, a grande maioria moradores que moravam em locais de riscos.
O prefeito disse que a negativa ocorreu cinco dias após o chefe da Secom de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, dizer em reunião de moradores de Maresias que havia telefonado ao então presidente do banco, Pedro Guimarães.
Os moradores de Maresias também alegaram que o local escolhido para a construção não tinha condições de receber as casas. O prefeito refutou essa informação. “A área é plana, o terreno é drenável e aterrável, e as condições geológicas permitem as construções. Tanto é assim que está em análise para moradias do governo do Estado”, afirmou ele para a reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”.
The Full Story
About
This is your About Page. It's a great opportunity to give a full background on who you are, what you do and what your website has to offer. Double click on the text box to start editing your content and make sure to add all the relevant details you want to share with site visitors.

Mission
This is a Paragraph. Click on "Edit Text" or double click on the text box to start editing the content and make sure to add any relevant details or information that you want to share with your visitors.
Vision
This is a Paragraph. Click on "Edit Text" or double click on the text box to start editing the content and make sure to add any relevant details or information that you want to share with your visitors.
